Eu Sou Malala

Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou por seu direito à educação. Mas em 9 de outubro de 2012 ela quase foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus enquanto voltava da escola. Poucos acreditavam que ela sobreviveria. A recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto no norte do Paquistão para os salões das Nações Unidas em Nova York. Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a mais jovem candidata da história ao prêmio Nobel da Paz. (extraído do livro)

Eu me impressionei muito com a biografia da Malala. Eu lembro como se fosse hoje do dia em que soube que uma garota no Paquistão havia sido baleada em um ônibus escolar enquanto estava voltando para casa. Fiquei chocada e fiz um poema antes de dormir sobre ela. E desde então a acompanho e ela é, sem dúvida, uma das minhas inspirações. Aprendi com ela a dar valor para a educação e comecei a acompanhar ONGs que trabalham para que as meninas e meninos recebam educação, que é negada, principalmente para as meninas, em muitas partes do mundo.

Desde pequena, influenciada pelo pai, que era dono de uma escola e lutava pela educação no Paquistão, ela se envolvia com a história e a política do país e amava a educação. Depois do atentado, sua causa ficou conhecida pelo mundo inteiro e o capítulo em que ela descreve como foi a sua recuperação é um dos mais fortes. Sua vida mudou, ela teve que sair do Paquistão e está morando atualmente no Reino Unido, onde tudo é muito moderno. Mas ela não mudou e continua lutando pela educação no mundo.

“Ver todo o ser humano com um sorriso de felicidade é o meu desejo.” (Malala Yousafzai)

2 comentários sobre “Eu Sou Malala

Comentários

