Filme: Entre os muros da escola

Terminei de assistir esse filme alguns minutos atrás e senti que precisava organizar os meus pensamentos e escrever sobre ele no blog. É um dos melhores filmes que eu já assisti em toda a minha vida.

Sipnose do filme

François e seus colegas professores preparam o novo ano letivo em uma difícil escola da periferia parisiense. Munidos das melhores intenções, eles se apoiam mutualmente para manter vivo o estímulo de dar a melhor educação a seus alunos. A sala de aula, um microcosmo da França contemporânea, testemunha os choques entre as diferentes culturas. E por mais inspiradores e divertidos que sejam os adolescentes, seu difícil comportamento pode acabar com qualquer entusiasmo dos professores.

Eu me vi nesse filme, lembrei principalmente do ano em que estudei na escola publica, e isso me deixou revoltada e indignada porque quando você assiste a sua própria realidade, você tem sensações muito ruins.
O filme além de mostrar a verdadeira realidade das escolas, sem tirar nem pôr, expõe as feridas abertas da educação como o fracasso do sistema tradicional, a péssima relação entre o professor e o aluno, o caráter conservador do professor que vê o aluno como objeto do ensino, cabe a ele somente ouvir, memorizar e reproduzir aquilo que foi estudado em sala de aula, tendo um comportamento adequado, quieto e submisso e só se posicionando se for solicitado. É um filme tão real, tão real que isso me deixou e me deixa impressionada. Não é um filme hollywoodiano, com um final maravilhoso e feliz, é um filme extremamente sincero e realista.
Uma observação muito interessante sobre o filme: o professor do filme, é o escritor do livro em que o filme foi baseado e ele é professor na vida real e a maioria dos atores que interpretam os alunos usam seus próprios nomes.

Links interessantes sobre o filme e uma entrevista do diretor do filme Laurent Cantet:

http://meuartigo.brasilescola.com/pedagogia/escola-temos-escola-queremos.htm (usei uma frase desse artigo)
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/muros-escola-676358.shtml
http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2013/03/entre-os-muros-da-escola.html
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/11/1370283-critica-entre-os-muros-da-escola-e-tao-realista-que-parece-documentario.shtml
http://cinema.uol.com.br/ultnot/2009/03/11/ult4332u1035.jhtm
http://cinema.uol.com.br/oscar/ultnot/2009/01/30/ult4332u980.jhtm
http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Cultura/Estudar-vigiar-e-punir-Entre-os-muros-da-escola-/39/27916

OBS: Desculpem, mas nos últimos dias, não estou conseguindo escrever poesias sobre os temas do desafio. Tenho pensado e me envolvido bastante com os meus estudos, apesar de estar de férias e com pesquisas sobre a educação, porque quero ser professora e com outras coisas do dia a dia. Mas eu vou terminar esse desafio.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s