Nelson Mandela

Quando eu soube da morte de Mandela, fiquei muito triste e feliz ao mesmo tempo. Ele cumpriu a sua missão nessa terra e foi uma pessoa exemplar. Amou o seu país e lutou pela igualdade racial, nunca guardou ódio ou mágoa de seus inimigos e com o seu espírito amoroso, sempre procurou a paz. Esteve preso por 27 anos porque defendia como ninguém os seus valores e ideais e não desistiu até ver o fim do apartheid.

Li hoje na Folha de São Paulo um especial sobre Mandela e quero compartilhar alguns trechos que chamaram a minha atenção:

Artigo de John Carlin, jornalista inglês, colunista do “Él País” e colaborou com “Esporte” na Folha. É autor de “Conquistando o Inimigo”, livro que inspirou o filme “Invictus” (2009) de Clint Eastwood.

“Basta conhece-lo em pessoa para sucumbir ao seu charme. Mandela combinava sua inata majestade a um humor autoirônico, um conjunto de valores inflexíveis, visão astuta, inteligência política e monumental integridade.”

“…Mas, em nível mais simples, o que aprendi com Mandela foi a lição de como uma pessoa decente deve se comportar. É muito incomum conhecer alguém cujo comportamento se equipara aos valores que a pessoa diz defender; mas incomum ainda encontrar alguém assim no mundo hipócrita da política. Mandela defendia o respeito, a igualdade e a generosidade de espírito. Colocava esses valores em prática em cada detalhe de sua visa, mesmo distante das câmeras.”

Nunca vi alguém amar tanto o seu país como ele e quem hoje em dia, passaria 27 anos na prisão para defender a igualdade e a paz? Ele foi um homem excepcional e temos muito o que aprender com ele.

Descanse em paz, Nelson Mandela.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s