Sócrates: Mais sábio é aquele que sabe que não sabe

Este capítulo no livro “O Mundo de Sofia” é um dos mais interessantes que eu já li (até agora).

Sócrates é um cara enigmático, humilde e muito sincero. Sinceramente às vezes duvido que ele era tão humilde assim. Sócrates sempre dizia que não sabia de nada e justamente por causa disso, ele era sábio. Diferente de muitas pessoas que pensam que sabem de alguma coisa mas não sabem de nada.

O mais legal nele é que ele praticava o diálogo, diferente dos Sofistas, que enchiam as pessoas de conhecimento e tentavam convencê-las da sua verdade. Não havia um debate, uma troca de ideias. Sócrates fazia perguntas para o seu interlocutor que, num certo ponto da conversa, reconhece as fraquezas de seu modo de pensar. E Sócrates o leva ao verdadeiro conhecimento, que segundo ele, só é obtido através da razão humana. Sócrates morreu defendendo aquilo que acredita, morreu com a sua consciência limpa.

Obs: Sócrates sempre esteve na busca incessante pelo verdadeiro conhecimento. Mas, qual é o verdadeiro conhecimento? Segundo ele, o verdadeiro conhecimento só é obtido através da razão humana, mas será mesmo? E enquanto eu estou escrevendo me veio uma outra pergunta, será que o que buscamos nesse mundo vale alguma coisa, o que nós fazemos, falamos no dia a dia nos traz algum proveito, ou são coisas fúteis? É para nós pensarmos.

Um dia, todos iremos morrer, e a razão não irá nos salvar, muito menos o nosso conhecimento. O homem tenta resolver tudo pela razão, mas parece que ele só complica mais. Quanto mais perguntas fazemos, mais perguntas surgem com elas e parece, posso estar enganada, que achamos que podemos responder todas as essas perguntas. Perguntas que perturbam e perturbaram muitas pessoas.

Como, me explique, como podemos achar que somos capazes de responder essas perguntas apenas com a nossa razão?

Passei por uma cirurgia para retirar um cisto o mês passado e percebi muitas coisas. Quando estamos doentes, ficamos fracos e debilitados, não conseguimos fazer mais nada. A nossa vida para. Tudo o que nos importa naquele momento é recuperar a nossa saúde. Nada consegue preencher isso. É nessa hora que eu percebo que não sou nada, que todas as minhas preocupações e afazeres são inúteis se não tivermos o que realmente importa.

Em lembro, que quando eu estava na mesa de cirurgia, tudo o que me importava não fazia mais sentido naquele momento, escola, amigos, Sócrates, ciência, música, nada disso tinha valor para mim. Imagine as pessoas que estão doentes à beira da morte. Acredito que é nesse momento que você tem a noção de que você é pequena, insignificante e que toda a sabedoria do mundo não pode te livrar e nem te fazer entender a morte.

Quer algo mais inexplicável que a morte? Nunca ninguém entendeu e ninguém entenderá. A razão não explica, muito menos a ciência. Quer mais provas que Deus existe? É só pensar. Olhe para o céu e tudo o que você vê a sua volta. Obra do acaso? Big Bang? Uma explosão que aconteceu do nada e aqui estamos nós? Evolução dos macacos? A minha razão não consegue entender isso. Quando eu olho para o céu só vejo Deus, não consigo enxergar outra coisa.

Entenda: não sou contra a filosofia, até gosto, mas procuro ser equilibrada e não acreditar em tudo. Admiro Sócrates, só discordo de certas coisas que ele acredita, o que é normal, e é isso que eu quis passar. É claro que devemos usar a razão, é algo que Deus nos deu, que deve ser usado, mas também devemos ter fé, na verdade, a fé está em nós consciente ou inconscientemente. Devemos usar a razão em conjunto com a fé, para não darmos ouvidos aos nossos sentimentos e sermos equilibrados.

 

 

7 comentários sobre “Sócrates: Mais sábio é aquele que sabe que não sabe

Comentários

